Não cheguei a ser casado, mas assim que me separei de minha namorada (agora ex-namorada) tentei fazer algo o mais semelhante possível.
Não tenho filhos, logo, não fiz pelos mesmos, mas pela família dela, que me acolheu verdadeiramente.
Então, eu sempre a observei e cuidei, em festas/shows em que acontecia algum problema, eu estava por ali. E, claro, sempre rolavam as perguntas de o porquê eu me importar tanto com ela se não queria voltar. Coisas que nunca respondi, porque acho que respeito pelo passado deveria ser tão óbvio que não carecesse de perguntas.

Hoje ela namora, e a primeira coisa que fiz foi convidar o cara para tomar uma cerveja e jogar uma sinuca. Expliquei que eu era o ex da atual dele e que eu jamais iria dar em cima dela, pra que ele não se preocupasse com coisas banais, como conversar com ela corriqueiramente (apenas pessoalmente, pela internet eu até acharia estranho) ou me ver perto da casa dela, já que casualmente vou ao bar da vó dela (A vó dela tem um bar, e fica ao lado da casa dela).

Já fui em acampamentos com eles (e meus ex-sogros estavam juntos também), e sempre nos vemos nos shows regionais.

Acho que foi a melhor escolha que fiz ao terminar meu relacionamento: Não tentar acabar com o passado fazendo merdas, mas respeitar pra viver com paz de espírito.