Nossa... adorei esse texto! Acho que tudo na vida é um processo de construir e desconstruir. Eu sempre tive uma tendência a ser bem radical com absolutamente tudo. A vida foi ensinando, eu fui mudando no decorrer do tempo e quem me conheceu há dois anos talvez não reconheça a Estela de hoje.
O modo como a gente percebe o mundo passa muito pelas coisas que vivemos. o W. Rodrigues diz que não tem certeza se existe má intenção no discurso de algumas pessoas quando falam de desconstrução, e eu arrisco dizer que não, não tem má intenção na maioria dos casos, existe é cuidado de análise.
Pra inteligência emocional ou intelectual é necessário que tenhamos acesso a certas coisas básicas, e a realidade é que um povo que trabalha igual louco muitas vezes não tem tempo nem pra raciocinar.
Quantas mulheres chefes de família que criam filhos sozinhas, não reproduzem discursos machistas?
Quantos trabalhadores explorados não defendem o patrão cegamente?
Será que chegar pra uma pessoa que mora na periferia a duas horas de ônibus do centro da cidade e optou por utilizar carro e cagar regras sobre sustentabilidade e uso de bike é realmente efetivo?
Enfim, eu e meus amigos falamos muito sobre isso, mas infelizmente a esquerda por exemplo, existe predominantemente no ambiente acadêmico e as pessoas que lá estão, não têm a menor noção como as coisas funcionam na periferia, pois jamais sequer pensaram em estar lá. Nisso acho que a comunicação tem papel essencial e é um dom pra poucos: Falar pra essas pessoas , inserir-se no contexto delas e de um jeito que elas entendam, é um desafio mas é totalmente possível.
Acho que cabe citar aqui até mesmo uma situação que rolou na última semana: Uma negra abordou e criticou uma menina sofrendo de câncer, por usar turbante: falta de sensatez, falta de empatia e piloto automático ligado. Cada pessoa tem sua realidade e sua reação. É essencial perceber que o tratamento que se aplica a uma, não se aplica a outras porque a vida e as pessoas não são fórmulas prontas.
Como dizem por ai: " Saber que tomate é uma fruta é conhecimento, não colocá-lo na salada de frutas é sabedoria"